A atriz Carol Castro voltou a se posicionar contra a escolha da influenciadora Virginia Fonseca como rainha de bateria da Grande Rio para o carnaval 2026. Ex-rainha de bateria do Salgueiro, Carol disse que a decisão de Virgínia ocupar o posto na escola de Duque de Caxias é "hipocrisia", já que o samba-enredo do próximo desfile será uma homenagem ao movimento Manguebeat e às lutas contra as desigualdades sociais.
"Na mesma semana em que a pessoa (Virgínia) estava numa CPI, falando de bets, de jogos onde você enriquece às custas da perda do outro, lucra em cima da desgraça alheia, que está destruindo famílias, tirando vidas de pessoas (...) e três dias depois vai ser a rainha da bateria de um samba-enredo... se fosse um outro samba-enredo, eu não ia nem ter comentado. Mas falando de um samba-enredo que fala exatamente (de desigualdade)... É uma hipocrisia muito louca", afirmou Carol.
Na declaração, dada à revista IstoÉ, ela lembra de como foi a participação da influenciadora na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a influência dos jogos de apostas online, frequentemente divulgados em redes sociais, no orçamento das famílias brasileiras. "Uma maneira arrumada para passar uma imagem, tudo pensado. Eu fiquei completamente assim: 'gente, que Brasil, que país é esse?', que a pessoa está ali tirando selfie, tirando sarro, rindo, falando tudo que o advogado falou que tem que falar", continuou.
Por fim, Carol se defendeu de possíveis críticas que poderia receber a partir de suas falas. "'Ah, é porque você foi rainha da bateria? Ah, porque quer voltar a ser? Ah, ela quer ser rainha da bateria da Grande Rio?' Não, gente. Não tenho nem joelho pra isso agora. Adoro carnaval, sambar e etc. Mas saí, inclusive, pensando na época, que deveria ser alguém da comunidade", declarou.
Em maio, Carol já havia publicado críticas após o anúncio de Virgínia como substituta de Paolla Oliveira nas redes sociais. "O enredo da Grande Rio é sobre o movimento Manguebeat, que surgiu para denunciar as desigualdades sociais e a pobreza. Aí colocam a Virginia como rainha de bateria, que há uma semana estava depondo na CPI das Bets justamente por enganar pobre e ganhar dinheiro em cima deles", escreveu na época.
Virginia Fonseca foi coroada, oficialmente, como rainha de bateria da Grande Rio no sábado, 20. A faixa e coroa foram passadas pela intérprete de Heleninha em Vale Tudo, que ocupou o posto por sete anos.
(Imagem/Reprodução: Wilton Junior/Estadão / Estadão | Terra)