O Grupo Globo e a National Football League confirmaram, nesta terça-feira (26/8), um acordo de distribuição que levará, a partir da temporada 2025, um pacote amplo de partidas da liga às plataformas da Globo, com exibições ao vivo majoritariamente exclusivas entre agosto e fevereiro. O compromisso abrange desde a pré-temporada até o Super Bowl LX, marcado para 8 de fevereiro de 2026.
Dentro do calendário, estão previstos os jogos de abertura da temporada, em 4 de setembro, e o duelo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, em 5 de setembro, em São Paulo, além dos confrontos tradicionais do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e partidas em horário nobre como o Thursday Night Football e o Sunday Night Football. A cobertura também será incorporada aos programas jornalísticos e às plataformas digitais do grupo.
No pacote, o sportv exibirá o jogo de São Paulo em 5 de setembro e, ao longo do campeonato, transmitirá uma partida às quintas-feiras e duas aos domingos. Segundo as empresas, a maior parte das partidas contempladas no acordo será exibida com exclusividade.
Ao anunciar a parceria, os executivos destacaram a estratégia de alcance e o público brasileiro de futebol americano.
“A chegada da NFL é mais um passo dentro da nossa missão de reunir em nossas plataformas alguns dos maiores eventos esportivos do mundo. Trata-se de uma liga reconhecida globalmente pela grandiosidade, pela emoção e pelo espetáculo, e que vem enriquecer ainda mais um portfólio já repleto de competições de alto nível. É também uma oportunidade de estarmos ainda mais próximos do público que acompanha e consome o futebol americano, agora com toda a qualidade da nossa entrega”, afirmou Eduardo Gabbay, diretor dos Canais de Esporte da Globo.
Pelo lado da liga, a ampliação da distribuição no país foi ressaltada. “Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa parceria com a Globo, um dos maiores grupos de mídia do mundo, para oferecer aos mais de 36 milhões de fãs da NFL no Brasil ainda mais acesso à liga. Nossos parceiros de distribuição são parte fundamental da nossa estratégia de crescimento global, e esta parceria com a Globo ao longo de toda a temporada reforça nossa abordagem inovadora e, ao mesmo tempo, conectada à relevância local deste importante mercado. Estamos ansiosos para proporcionar aos fãs ainda mais formas de acompanhar a NFL no Brasil”, disse Gerrit Meier, diretor-geral e responsável pela NFL International.
A negociação também foi destacada pela área de direitos esportivos da emissora. “Com grande alegria e orgulho anunciamos esta parceria da Globo com a NFL, fruto da confiança mútua de que a união dos atributos da maior entidade esportiva dos EUA e do grupo de mídia que mais entende de Brasil trará resultados fantásticos para o desenvolvimento do esporte no país e para todos os fãs da bola oval”, comentou Fernando Manuel Pinto, head de Direitos Esportivos da Globo.
Como funciona a liga
A NFL é composta por 32 franquias distribuídas em duas conferências (AFC e NFC). Cada equipe realiza 17 partidas na fase regular em busca de vaga nos playoffs. Avançam sete times por conferência, sendo os quatro campeões de divisão e três classificados como wild cards.
A fase final tem formato eliminatório até o encontro dos campeões de cada conferência no Super Bowl, que define o vencedor do Troféu Vince Lombardi, batizado em homenagem ao técnico do Green Bay Packers, campeão das duas primeiras edições.
(Imagem/Reprodução: NFL e Globo | Portal Léo Dias)