O Santos Futebol Clube obteve a aprovação da prefeitura para a construção da nova Vila Belmiro, que será erguida no local onde está o atual estádio. A liberação foi confirmada nesta sexta-feira (8/8) em um evento realizado na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, que celebrou a assinatura do documento oficial.
Participaram da cerimônia o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, o prefeito de Santos, Rogério Santos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, que era prefeito quando o projeto foi anunciado, e o diretor de novos negócios da WTorre, Luis Otávio Alves.
Marcelo Teixeira destacou a importância do momento para o clube e para a cidade: “Um momento histórico. Um momento importante para a Baixada Santista, especialmente para a cidade de Santos, para o Santos Futebol Clube. É a entrega do projeto de um equipamento que não será utilizado apenas para jogos de futebol. Um equipamento que preserva a nossa história, destaca a tradição e valoriza a Vila Belmiro.”
O presidente ressaltou ainda a necessidade de revitalização da Vila Belmiro e os benefícios que o novo estádio trará: “A Vila Belmiro que teve diversas fases e era imprescindível revitalizar e modernizar a Vila Belmiro. Um passo fundamental para evoluir na parte esportiva, mas incrementando a parte cultural, social, turística. Tenho certeza que com a nova arena, o Santos entrega um modelo referência e orgulho para todos os santistas, brasileiros e os que respeitam o Santos Futebol Clube.”
Com o projeto aprovado, o clube e os responsáveis técnicos terão até um ano para solicitar a licença para o início das obras, prazo que pode ser prorrogado por mais um ano. O investimento estimado é de R$ 700 milhões, valor que inclui a construção do estádio e medidas compensatórias como melhorias no trânsito e na sinalização ao redor da Vila Belmiro.
A nova arena terá capacidade para 30 mil torcedores, distribuídos em quatro níveis que contemplam arquibancadas, camarotes e cadeiras. A previsão para a conclusão das obras é de 40 meses, mas ainda não foi definida a data para o início da captação de recursos e dos trabalhos.
Marcelo Teixeira afirmou que haverá uma coletiva para detalhar as próximas etapas relacionadas ao plano de captação de recursos e comercialização do estádio, ressaltando a importância da WTorre nesse processo.
Enquanto a nova Vila Belmiro estiver em construção, o Santos planeja mandar seus jogos na Mercado Livre Arena Pacaembu, mas o presidente não descarta partidas em outros estádios.
“O Santos definiu como palco o Mercado Livre Pacaembu durante a construção da nova arena, mas temos parcerias com clubes em São Paulo. Estamos jogando no Morumbi nos últimos jogos. Pretendemos atuar não só no estado de São Paulo, mas em outros palcos para que o Santos possa atuar durante a construção”, disse.
Além disso, o clube estuda a possibilidade de realizar jogos em Santos mesmo durante a obra, usando os estádios da Portuguesa Santista e do Jabaquara.
“Não há nada concreto, definido. Não temos um plano e ainda não conversamos com a Portuguesa Santista e Jabaquara, mas temos chance de estudar um projeto, verificar o investimento e, ao mesmo tempo, encontrar em comum acordo com os clubes a possibilidade de criar uma estrutura móvel para aumentar a capacidade dos estádios e o Santos poder mandar alguns jogos na cidade”, constatou Teixeira.
(Imagem/Reprodução: Portal Léo Dias)