Rodovia Dom Pedro I é totalmente liberada após 11h de interdição por acidente com risco de explosão
24/01/2024 17:56 em Região

A rodovia Dom Pedro I foi totalmente liberada na tarde desta quarta-feira (24), após quase 11 horas de interdição por conta de um acidente com um caminhão que derramou etanol na pista.

O bloqueio havia começado às 6h30 no trecho de Nazaré Paulista (SP), nas três pistas no sentido Jacareí, e durou toda a manhã. Não houve vítimas.

De acordo com apuração da TV Vanguarda no local, uma das pistas - a faixa da esquerda - foi liberada por volta das 13h15. No meio da tarde, um novo bloqueio foi feito para retirada do caminhão do local e limpeza da pista. O tráfego só foi totalmente liberado às 16h50.

Acidente e interdição

De acordo com a Rota das Bandeiras, concessionária que administra a rodovia Dom Pedro I, o acidente aconteceu por volta das 6h30, no trecho de Nazaré Paulista, sentido Jacareí.

O motorista do caminhão teve ferimentos leves e recebeu atendimento médico no local. Nenhum outro veículo se envolveu no acidente e não houve mais feridos.

O caminhão carregava etanol. Parte da carga foi derramada na pista e, por conta disso, as três vias no sentido Jacareí precisaram ser interditadas, já que havia risco de explosão.

No sentido contrário, o tráfego fluiu normalmente durante toda manhã.

O caminhão bitrem (dois semirreboques) transportava 61 mil litros de etanol. O Corpo de Bombeiros e uma empresa especializada no atendimento a emergências com produtos químicos foram acionados.

Por volta das 12h20, os bombeiros informaram que o vazamento de combustível foi contido e que os riscos foram minimizados.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também foi acionada e informou que enviou uma equipe para o local do acidente.

De acordo com a Cetesb, parte do produto vazou pela boca de visita de um dos tanques e atingiu um curso d'água. Até o momento, não foi possível estimar a quantidade de combustível que vazou.

Técnicos trabalharam na contenção do produto, com transbordo do etanol restante para outro veículo.

Fonte: G1

COMENTÁRIOS