A 26ª edição do Grammy Latino revelou os indicados na manhã desta quarta (17/9), e a música brasileira continua mostrando sua força na premiação. O anúncio confirmou que diversos artistas do Brasil estão na disputa pelo cobiçado gramofone de ouro, com destaque para nomes como Tierry, Léo Foguete, Liniker, João Gomes e Ana Castela.
Na sempre disputada categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja, a corrida pelo troféu promete emoção. Tierry, Léo Foguete, Ana Castela, Lauana Prado e Chitãozinho & Xororó estão na disputa. Ana Castela, vale lembrar, é a atual vencedora e defende o título.
O cantor João Gomes, junto a Mestrinho e Jota.pê, concorre na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o álbum Dominguinho. A indicação celebra a mescla de ritmos e a riqueza da música tradicional brasileira.
Já nas categorias principais, a cantora e compositora Liniker se destaca com sete indicações, reforçando sua posição como um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea. Seu álbum Caju concorre nas categorias de Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. A faixa “Ao Teu Lado” é uma das candidatas a Gravação do Ano, enquanto a canção “Veludo Marrom” está na disputa por Canção do Ano e Melhor Canção em Língua Portuguesa.
A lista de brasileiros na premiação não para por aí. Na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português, Carol Biazin, Janeiro, Julia Mestre e Marina Sena se juntam a Liniker. Já na categoria Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Português, Baianasystem, Maria Beraldo, Tó Brandileone, Djonga e Jadsa disputam o prêmio.
O samba e a MPB também marcam presença com indicações para Alcione, Marcelo D2, Mart’nália e Zeca Pagodinho na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode; e Luedji Luna, Dora Morelenbaum, Rachel Reis e Rubel na categoria de Melhor Álbum de MPB/Música Afro-Portuguesa Brasileira.
A cerimônia do Grammy Latino 2025 acontecerá em Las Vegas (EUA) em 13 de novembro, e promete ser uma grande celebração da diversidade musical latina.
(Imagem/Reprodução: Portal Léo Dias)