O Brasil passou a integrar, pela primeira vez, a lista dos 10 países com maior poder de exportação musical no mundo, de acordo com o mais recente relatório da Luminate, divulgado nesta quarta-feira (16). O estudo analisou o mercado da música no primeiro semestre de 2025. O país aparece na 9ª posição da lista, ultrapassando a Suécia.
O ranking leva em consideração uma combinação de fatores como: número de artistas de destaque com base em streamings globais, países que consomem música originada do país exportador, e o alcance médio dos artistas locais. Os principais destinos da música brasileira são Portugal, Bolívia e Argentina, sendo Alok o principal artista brasileiro de exportação.
Consumo dentro do país
Além do destaque na exportação, o Brasil também lidera no consumo de música local dentro da América Latina.
De acordo com o estudo da Luminate, 74,7% dos streams on-demand (áudio + vídeo) no país são de artistas brasileiros, o que o torna o país mais “local” da região nesse critério.
Para efeito de comparação, a Índia aparece como o país mais local da Ásia, com 78% dos streams voltados a artistas nacionais, enquanto a Turquia lidera na Europa, com 68%.
Na América Latina, Bolívia se mostra a mais aberta à música da própria região (64,5% dos streams vêm de países vizinhos), e o Peru é o mais receptivo à música de fora da América Latina (35,8% de sua escuta é de artistas internacionais).
(Imagem/Reprodução: Filipe Miranda | Billboard Brasil)