Han Kang, escritora sul-coreana, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2024. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pela Academia Sueca, em Estocolmo.
Segundo a academia, o prêmio foi concedido “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana".
Ela é a primeira autora sul-coreana a ser laureada com o Nobel de Literatura. Seu livro mais famoso é "A vegetariana", lançado no Brasil em 2018.
Han Kang nasceu em 1970, na cidade sul-coreana de Gwangju, e vem de uma formação literária. Seu pai é o renomado romancista Han Seung-won. Junto à sua escrita, ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete em toda a sua produção literária.
A autora começou sua carreira em 1993, com uma série de poemas na revista "Literatura e Sociedade". Em 1995, ela estreou na prosa, com a coleção de contos "Amor de Yeosu".
Seu maior destaque internacional veio com o livro "A vegetariana", de 2007. Escrito em três partes, o livro retrata as consequências violentas quando a protagonista se recusa a se submeter às normas de ingestão alimentar.
Há três livros dela traduzidos para o português: "A vegetariana", "Atos humanos" e "O livro branco", todos lançados pela editora Todavia.
Durante o anúncio, o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, disse que conseguiu falar com Kang ao telefone. “Ela estava tendo um dia comum, ao que parece – tinha acabado de jantar com o filho. Ela não estava realmente preparada para isso, mas começamos a discutir os preparativos para dezembro [quando a autora receberá o prêmio]".
(Imagem/Reprodução: AP Photo/Lee Jin-man, File | G1)