5 estados brasileiros já receberam pacotes misteriosos
23/09/2020 11:17 em Novidades

Ao menos cinco estados brasileiros já registraram recebimento de sementes misteriosas encaminhadas junto com encomendas que vieram da China. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram notificados casos em Santa CatarinaRio Grande do SulGoiás e Mato Grosso do Sul. Autoridades agrícolas do Paraná também confirmaram que moradores de cinco cidades, incluindo Curitiba, receberam pacotes com as sementes.

Em algumas situações, mesmo pessoas que não encomendaram produtos chineses receberam os pacotes, informou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Os primeiros relatos no Brasil sobre as sementes foram publicados no início do mês. No dia 14 de setembro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu alerta oficial sobre o caso, no entanto, segundo o órgão paranaense, há pessoas que afirmaram terem recebido pacotes suspeitos há mais de um ano.”O primeiro relato que recebemos foi na quarta-feira passada [dia 16] e, desde então, outras pessoas ligaram para a Adapar para informar que também receberam os pacotes”, afirma Renato Rezende Young Blood, gerente de sanidade vegetal da estatal paranaense. Ao menos 10 casos foram registrados no estado até esta terça-feira, 22.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, os pacotes recolhidos nos estados foram encaminhados ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Goiânia, para análises técnicas. Não há previsão para a apresentação dos resultados. O órgão confirma que todos os casos notificados foram de pacotes originários da China. “A entrada de sementes no Brasil só pode ser originária de fornecedores de países com os quais o Mapa já tenha estabelecido os requisitos fitossanitários. Esse material deve ser certificado pelas autoridades fitossanitárias do país exportador.

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE