
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari (PSDB), aprovou segunda-feira o aumento escalonado de salários dos deputados estaduais paulistas de R$ 25 mil, para R$ 34 mil até 2025.
O aumento significa um reajuste salarial de 37,3% em três anos. O último aumento aprovado na Casa vigorava desde 2016. Neste período, a inflação oficial do país foi de 43,2%, até novembro de 2022, segundo o IBGE.
Segundo o texto da Lei n° 17.617, o primeiro reajuste entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2023 e um segundo reajuste será efetuado ainda neste ano, em 1º de abril.
Os novos valores, segundo a Alesp, seguem os reajustes aplicados aos deputados federais, que também aprovaram aumento salarial para os parlamentares, ministros e presidente da República em 20 de dezembro de 2022.
A proposta de reajuste foi aprovada na Alesp em 21 de dezembro. Para entrar em vigor, era necessário a sanção do então governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que optou por deixar a decisão para a nova gestão, de Tarcísio de Freitas (Republicanos).